quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Origem da Internet

A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria, na década de 60. Nessa altura, foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas.
 Foi então criada uma rede, a ARPANET, um projecto da agência norte-americana Advanced Research and Projects Agency (ARPA) com o objectivo de colocar em rede os computadores dos seus departamentos de pesquisa. A Internet nasceu a partir da ARPANET, que interligava quatro instituições: Universidade da Califórnia , LA e Santa Bárbara ; Instituto de Pesquisa de Stanford e Universidade de Utah , tendo início em 1969 .
Já na década de 1970, o governo dos EUA permitiu que pesquisadores que desenvolvessem, nas suas respectivas universidades, estudos na área de defesa pudessem também entrar na ARPANET.
Posteriormente, dividiu-se este sistema em dois grupos, a MILNET, que possuía as localidades militares e a nova ARPANET, que possuía as localidades não militares. O desenvolvimento da rede, nesse ambiente mais livre, pôde então acontecer. Não só os pesquisadores como também os alunos e os amigos dos alunos, tiveram acesso aos estudos já empreendidos e somaram esforços para aperfeiçoá-los.

Sem comentários:

Enviar um comentário